A Feira D., evento com grande variedade de criativos de moda, design, arte e gastronomia para o público manauara, chega nesta sexta-feira (8) no Manauara Shopping, localizado na Av. Mário Ypiranga, bairro Adrianópolis. A programação extensa oferece exposições, bate-papos e oficina de pintura em taças até dia 17 de agosto, no Espaço Manauara Cultural, Piso Castanheiras (G6).

Segundo o curador e organizador do evento, André Porto Faleiros, além de ser mais uma atração para o público geral, a programação paralela tem o propósito de criar uma troca de experiências e vivências com a presença de grandes artistas e profissionais. O evento busca dar visibilidade aos criativos do Brasil todo, valorizar as marcas que se conectam com a cultura e potencializar histórias contadas através de peças, sabores e experiências.
“Quando criamos essa programação, entendemos que se fazia necessário momentos para debater pensamentos e, ao mesmo tempo, criar arte, que é o que acontece nas oficinas. Então convidamos alguns profissionais e o resultado é essa diversidade de atividades”, comenta André.
Destaques na Programação
Na próxima segunda (11), o estilista Antônio Castro, criador da FOZ, realiza o bate-papo “Design que Veste Cultura”, a partir das 17h30. A conversa aborda a relação da moda e do artesanato, combinação registrada da Foz, que destaca o artesanato como a raiz das suas peças. O acesso é gratuito, por ordem de chegada.
“Essa integração do artesanato e arte popular e o universo da moda contemporânea estão interligados. Acredito que temos uma metodologia muito própria de trabalho com os artesãos, a maneira que a gente lida, desenvolve, cria e perpetua esses saberes, é sempre muito especial poder compartilhar”, salienta o estilista.

Já no dia 14, às 17h, em parceria com a BW Estúdio e o Club One, a Feira D. apresenta o bate-papo “Do Objeto a Experiência: Um Olhar Humano no Design” com o designer e artista multifacetado Marcus Camargo. Com mais de 15 anos de carreira, o designer autoral já participou de inúmeras exposições pelo mundo todo, levando seus conteúdos culturais e artísticos que instigam os espectadores a se conectarem a emoções e saberes ancestrais de sua origem, dando voz às necessidades e possibilidades de cada projeto que desenvolve em seu estúdio em Goiânia. Programação exclusiva apenas para convidados.
Também no dia 11 e 12, às 14h e 16h, respectivamente, ocorre a Oficina de Pintura em Taças, comandada por Carla Pinho, da Fiapo Artesanato. De Pernambuco para Manaus, a artista proporciona uma experiência única com criatividade, afeto e expressão.
O investimento é de 100,00 e inclui uma taça e os materiais necessários para a execução da atividade. Ao final, a arte produzida pode ser levada pelo participante e as inscrições são realizadas através do Whatsapp (92) 98123-1166.

Outro atrativo da feira, é a exposição “El Dorado”, com curadoria e criação da marca amazonense Yanciã, para destacar a ancestralidade contemporânea. As sementes são as protagonistas da exibição, que reúne acessórios feitos a partir de insumos das cadeias produtivas da biodiversidade amazônica – como fibras, sementes e pigmentos de espécies nativas.
Em paralelo, acontece uma série de atividades do projeto “Amazon Poranga Fashion”, que envolve uma apresentação da Orquestra Sinfônica da Amazônia (dia 8, 17h), da APF & Faculdade Santa Teresa: Futuros Criativos – Finalistas do Curso de Moda, palestra com André Carvalhal: especialista em design sustentável com Wanda Witoto e Sioduhi Lima (dia 9, 16h) e Oficina de Carimbó em Tecido com Turenko Beça (dia 9, 18h30).
A programação com mais informações e artistas confirmados pode ser conferida nas redes sociais do evento: @feirad_

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.