
A série “Amazônia – Arqueologia da Floresta”, dirigida por Tatiana Toffoli e produzida pelo SescTV, conquistou o prêmio de Melhor Produção na categoria Humanidades na mostra “Outras Janelas”, dedicada a obras de outros canais, no 3° Festival Curta! Documentários. A premiação ocorreu no dia 8 de agosto, na Estação NET Gávea, no Rio de Janeiro. O evento é uma porta de visibilidade para produções audiovisuais comprometidas com a diversidade, a ciência e a cultura brasileira. Os dez finalistas foram escolhidos pelo público, através do voto online, e os vencedores foram definidos pelo júri técnico formado por nomes reconhecidos da cultura nacional.
Dividida em quatro episódios, a série acompanha a trajetória de uma equipe de arqueólogos liderada por Eduardo Goés Neves, no sítio de Teotônio, em Rondônia. As escavações trazem à tona evidências de antigas ocupações e desafiam a visão de que a Amazônia seria um espaço intocado pela presença humana. Entre fragmentos de cerâmica, sementes carbonizadas e resíduos microscópios de amido, surgem as marcas de uma floresta erguida pelos povos originários ao longo da história.

Para Tatiana Toffoli, diretora da série, “Amazônia – Arqueologia da Floresta” não apenas apresenta descobertas científicas, mas também reforça a urgência da preservação ambiental.
“A série mostra um processo contínuo de destruição que se aproxima de um ponto de não retorno”, afirma.
Os episódios completos estão disponíveis gratuitamente no site sesctv.org/amazonia ou app Sesc Digital.
Sobre o SescTV
O SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua programação é constituída por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com variadas expressões da música e da dança contemporânea. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira em conexão com temas universais. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras linguagens artísticas também estão presentes na programação.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.