Matheus Menezes; 05/12/2025 às 17:18

FAS recebe Prêmio de Excelência Francisco Gros 2025, em reconhecimento a iniciativas sociais positivas

Desde 2017, o prêmio reconhece instituições que promovem o diálogo, respeito e compromisso com um futuro mais justo e desenvolvido

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) foi a instituição vencedora do Prêmio de Excelência Francisco Gros 2025, concedido pela G5 Partners. Criado em 2017, o prêmio é uma homenagem às instituições que promovem o legado de diálogo, respeito e compromisso com um futuro mais justo e desenvolvido, em memória do antigo sócio e economista Francisco Gros.

Foto: G5 Partners

Todos os anos, a G5 Partners convida seus sócios e colaboradores a recomendarem instituições que admiram e que estejam alinhadas com o propósito do prêmio. Em 2025, foram indicadas organizações com atuação nas áreas de sustentabilidade, educação, esporte, saúde e inclusão social. 

As indicações foram avaliadas pelo Comitê de Marketing da G5 Partners com base em critérios como a aderência aos valores da casa, Excelência, Independência, Integridade e Experiência; a capacidade de acompanhamento das iniciativas ao longo do ano e o potencial de desenvolver relacionamento ativo entre sócios, colaboradores e o instituto escolhido. 

Uma das ações apresentadas pela FAS e que tem a possibilidade de ser fortalecida com o apoio do prêmio é o acesso seguro e sustentável à água potável para comunidades ribeirinhas, quilombolas e remotas na Amazônia, contribuindo diretamente para a saúde, segurança hídrica e a qualidade de vida das populações tradicionais.

Desde 2017, o Prêmio de Excelência Francisco Gros reforça o papel estratégico de investimentos privados em causas que promovem desenvolvimento, reduzem desigualdades e estimulam novas formas de colaboração entre sociedade civil, empresas e investidores. Neste ano, o reconhecimento à FAS enfatiza a importância da Amazônia na agenda climática e socioambiental global. 

Foto: Divulgação

Para o superintendente geral da FAS, Virgilio Viana, o prêmio também simboliza um gesto de confiança na capacidade da Amazônia de apontar caminhos para o futuro. 

“Quando uma instituição financeira como a G5 Partners se aproxima de iniciativas realizadas dentro do território, ela ajuda a transformar boas práticas em políticas duradouras e inspira outras organizações a assumirem responsabilidades concretas com o desenvolvimento sustentável”, afirmou o superintendente.

A fundação atua pelo desenvolvimento sustentável da região amazônica, demonstrando que a floresta em pé e os direitos das populações tradicionais são parte da solução para a crise climática. Ao longo da sua trajetória, a FAS desenvolve projetos que promovem acesso à água potável, energia limpa, melhorias na infraestrutura comunitária e fortalecimento da sociobio economia, fazendo da organização uma referência nacional e internacional. 

“Receber o Prêmio de Excelência Francisco Gros é uma honra imensa para a FAS. Esse reconhecimento mostra que a nossa missão de cuidar das pessoas que cuidam da floresta está alinhada com o que o mundo espera da Amazônia: soluções concretas para o desenvolvimento sustentável, com justiça social, floresta em pé e respeito às populações tradicionais”, completou Virgilio. 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.