Desde a última semana, a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) enfrenta uma queda significativa nas doações de sangue. A redução compromete o abastecimento necessário para atendimento à população nos hospitais e unidades de saúde.

Em média, estão sendo coletadas 140 bolsas por dia, cerca de 44% abaixo da meta diária de 250 bolsas necessárias para manutenção regular. O baixo estoque pode interferir diretamente na realização de cirurgias, transfusões, tratamentos de pacientes crônicos, além de emergências hospitalares.
Por isso, o Hemoam convoca doadores, em especial do tipo O, que estejam aptos a doar sangue e contribuir para o melhor funcionamento do hemocentro.
“Doar sangue é uma responsabilidade social, um gesto de cidadania, além de ser solidário, então pedimos que nossos doadores compareçam ao Hemoam esta semana para repor nossos estoques e garantir o abastecimento dos hospitais”, disse a gerente de captação, Nivia França.
Para se tornar um doador, é necessário estar com uma boa saúde, ter entre 18 a 69 anos e pesar mais de 50 quilos. Também é importante apresentar documento de identidade oficial com foto (RG, CNH, passaporte ou Carteira de Trabalho), estar bem alimentado e ter dormido por no mínimo 6 horas, na noite anterior à doação,
O agendamento para a doação pode ser feito através do número 3655-0166 ou Whatsapp (92) 98431-9920. O Hemoam está localizado na avenida Constantino Nery, n° 4397, bairro Chapada e funciona de segunda a sábado, das 7h às 18h.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.