Mafê Santana; 27/08/2025 às 09:52

‘Retrato de um Certo Oriente’: filme que disputa vaga ao Oscar 2026 tem lançamento expandido na região Norte

Longa de Marcelo Gomes, inspirado em obra de Milton Hatoum, terá sessões em Manaus, Belém, Santarém e outras cidades pelo CineSolar

O longa-metragem “Retrato de um Certo Oriente”, dirigido pelo cineasta Marcelo Gomes, ganhou lançamento expandido em todo o Brasil com patrocínio da Petrobras.

retrato de um certo oriente
Crédito: O2 Play

A produção é uma das 16 habilitadas pela Academia Brasileira de Cinema a disputar a vaga para representar o país no Oscar 2026, na categoria de Melhor Filme Internacional.

A estreia oficial do circuito está marcada para 4 de setembro, em Belém, no Cine Luxardo.

CineSolar leva sessões à região Norte

Parte da expansão do lançamento será realizada pelo projeto CineSolar, primeiro cinema itinerante movido a energia solar no Brasil.

A iniciativa vai percorrer diferentes cidades da região Norte, oferecendo sessões ao ar livre com toda a estrutura de cadeiras, som e projeção.

Em Manaus, duas exibições estão previstas para os dias 11 e 12 de setembro, sendo a última com a presença do diretor Marcelo Gomes.

O percurso segue ainda por Santarém, em 16 de setembro, e Alter do Chão, em 17 de setembro, chegando novamente a Belém no dia 23.

Segundo Cynthia Alario, idealizadora do CineSolar, a circulação do filme fortalece o compromisso de democratizar o acesso ao cinema brasileiro.

“Acreditamos que um filme só se torna cinema quando é visto — e é para isso que existimos. Ainda mais significativo é poder alinhar essa exibição à energia renovável e percorrer, com as sessões, os mesmos territórios onde o filme foi produzido. É uma metalinguagem que conecta a produção à exibição, criando uma experiência única e integrada”, destacou.

Milton Hatoum em Curitiba e sessões no Nordeste

Além da circulação no Norte, o filme terá sessões especiais em outras regiões do país.

Em Curitiba, no dia 12 de setembro, o público poderá acompanhar a exibição com a presença do escritor Milton Hatoum, autor do livro “Relato de um Certo Oriente”, que inspirou o longa. O escritor, que acaba de ser eleito para a Academia Brasileira de Letras, reforça a ligação entre literatura e cinema nesse projeto.

No Nordeste, a capital cearense Fortaleza também recebe duas sessões do filme, programadas para os dias 13 e 16 de setembro.

Ambas contarão com a participação do diretor Marcelo Gomes, que vai dialogar com o público após as exibições.

História e produção do filme

retrato de um certo oriente (2)
Crédito: O2 Play

Assim como o livro, o filme retrata memórias, paixões e preconceitos em torno da saga de imigrantes libaneses na Amazônia.

Ambientado no Líbano de 1949, acompanha os irmãos Emilie, interpretada por Wafa’a Celine Halawi, e Emir, vivido por Zakaria Kaakour, que viajam ao Brasil fugindo da guerra.

Durante a travessia, Emilie se apaixona por Omar, um comerciante muçulmano interpretado por Charbel Kamel.

A relação desperta a oposição de Emir, que tenta separar o casal explorando as diferenças religiosas.

“Retrato de um Certo Oriente” é uma coprodução entre Matizar Filmes, Kavac Film, Gullane Entretenimento, Muiraquitã Filmes, Globo Filmes, Canal Brasil e Misti Filmes, com produtores associados Bubbles Project, VideoFilmes e Orjouane Productions. A distribuição no Brasil é feita pela O2 Play.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.