O escritor Milton Hatoum foi eleito para a cadeira 6 da Academia Brasileira Letras (ABL), nesta quinta-feira (14), tornando-se o primeiro amazonense membro da ABL. O novo “imortal” da ABL é conhecido por sua carreira como escritor, professor e tradutor, com a publicação de oito livros que marcaram a literatura do Amazonas.

Milton Hatoum foi eleito com 33 votos, em uma disputa com outros cinco candidatos, e passa a ocupar a vaga aberta com a morte do jornalista Cícero Sandroni.
Hatoum nasceu em Manaus, em 19 de agosto de 1952, filho de pai libanês e mãe amazonense. O escritor é considerado um dos maiores autores do país. Entre suas publicações estão “Relato de Um Certo Oriente”, “Dois Irmãos” e “Cinzas do Norte”, vencedores de prêmios nacionais, como o Jabuti de Literatura, e internacionais.
“Dois irmãos”, a obra mais famosa de sua autoria, ganhou uma adaptação para a televisão em 2017, em formato de minissérie. O livro de contos de sua autoria, “A cidade ilhada”, inspirou o filme “O Rio do Desejo”, dirigido por Sergio Machado.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.