Largo de São Sebastião recebe Amazon Poranga Fashion com entrada gratuita; veja programação
Evento reúne mais de 20 marcas autorais da Amazônia nos dias 3 e 4 de outubro, com desfiles, exposições e programação cultural
Nos dias 3 e 4 de outubro de 2025, a partir das 17h, o Largo de São Sebastião, no Centro Histórico de Manaus, será transformado em passarela para a 3ª edição do Amazon Poranga Fashion (APF).
Crédito: Divulgação
O evento, que é gratuito e aberto ao público, reúne desfiles de mais de 20 marcas autorais da Amazônia, apresentações artísticas e uma programação voltada à valorização da economia criativa da região Norte.
Entre os destaques estão os desfiles diários, a apresentação da Orquestra Sinfônica da Amazônia, a exposição Tecendo Imagens, de Pedro Furtado, além de estandes de venda das marcas participantes e parceiros. Curadoria com identidade amazônica
A curadoria do evento é assinada de forma coletiva e conta com a participação do estilista indígena Sioduhi, reconhecido pela Vogue Business como um dos 100 nomes mais inovadores na categoria “Líderes de pensamento sobre sustentabilidade”.
“Quando penso na moda autoral amazonense, penso na diversidade das linguagens, do design e técnicas. Durante o desfile, podemos esperar a presença indígena, quilombola, artesanias, alfaiataria, upcycling, street wear, avant-guard, moda circular e outras experimentações”, afirma Sioduhi.
A programação destaca marcas de Manaus como Sioduhi Studio, Arévola Gallery e Dezenove Setenta, que apresentam propostas ligadas à inovação artística, moda urbana e reflexões sociais.
De fora da capital, o evento reúne o Grupo Watyamã e o Quilombo do Rio Andirá, ambos de Barreirinha, que trazem peças autênticas produzidas por indígenas e quilombolas.
Já de Parintins, a marca Sakofa, do estilista Erlesson Souza, leva às passarelas a moda autoral inspirada no afro-futurismo e na ancestralidade amazônica.
Para a idealizadora do projeto, Jessilda Furtado, o APF é mais que um desfile.
“Por trás das marcas autorais, existem pessoas extremamente criativas da região Norte. Com o Poranga, queremos trazer à tona várias formas de representar a Amazônia e a economia criativa através da moda autoral, por pessoas que vivem diariamente os desafios de ser nortista”, destaca.
Line-up do Amazon Poranga Fashion
Crédito: Divulgação
Após duas edições restritas a 600 convidados, o APF se expande em 2025 e espera receber mais de 3 mil pessoas durante os dois dias. A escolha do Largo de São Sebastião, em frente ao Teatro Amazonas, reforça a ideia de unir tradição e inovação
“O público pode vivenciar a força criativa desse ecossistema que vem se fortalecendo e sentir como a moda pode ser um agente de transformação cultural e econômica no Amazonas e na região Norte como um todo”, explica Felipe Taveira, coordenador administrativo do evento.
O evento terá blocos de desfiles nos dois dias, sempre às 18h e às 20h. Confira alguns dos destaques:
3 de outubro
Bloco 1 (18h): Grupo Watyamã, Brechó 3.30 veste CCI, Semsimpa7ia, Kelly Maia, Renata Sampaio, Sankofa, Quilombo do Rio Andirá
Bloco 2 (20h): We’e’ena Tikuna, Glitch, Atnia, 1970, Wan Wan
4 de outubro
Bloco 1 (18h): Arévola Gallery, Sapopema, Dm Cyanotype, Jambú por Lívian Muniz, Ateliê Maria Lima
Bloco 2 (20h): Ateliê Yra Tikuna, Rita Prossi + Sandra Lasmar + Bem Ditas, Jerusa Flores, Cepeco, Líbia & Nabila Ateliê, Sioduhi Studio
A programação completa está disponível no Instagram oficial do evento.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.