O Teatro Amazonas foi palco da abertura do Festival SESI Cultura Infância na última terça-feira (16), com o espetáculo “Luiz Gonzaga para Crianças”.

A montagem, que mistura teatro e música, apresentou uma fábula emocionante com trechos biográficos do Rei do Baião, em uma proposta gratuita e aberta ao público.
Com o tema de ensinar pela arte, pelo riso e pela cultura, o festival começou na última segunda-feira (15), em Iranduba, e segue até o domingo (21). A programação reúne teatro, música, literatura, oficinas, debates e palestras, voltados principalmente para a primeira infância.
As atividades acontecem em Manaus, Iranduba, Coari, Itacoatiara, Itapiranga e na comunidade Novo Remanso.
A proposta é estimular o desenvolvimento intelectual, motor e cognitivo das crianças, além de promover a integração entre famílias, escolas e comunidades.
Cultura para além da capital
Nesta segunda edição, o festival amplia a interiorização, alcançando comunidades indígenas e ribeirinhas.
As ações também acontecem em barcos-escola, como o Samaúma I e II, no Mirante Lúcia Almeida, em Manaus, e no município de Coari, levando cultura a lugares de difícil acesso.
De acordo com a superintendente regional do SESI Amazonas, Rosana Vasconcelos, a expectativa é superar os números da edição passada, que reuniu mais de 4,2 mil pessoas.
“Pensar, idealizar e executar ações voltadas para a primeira infância, promovendo experiências por meio da linguagem musical, teatral, cênica e visual, ultrapassou nossas expectativas. Este ano, seguimos firmes com o propósito de levar cultura às crianças, trabalhando valores e conhecimentos que moldam a forma como elas interagem com o mundo”, destacou.
Espetáculos em diferentes palcos
A agenda do festival inclui apresentações no Largo São Sebastião, Teatro ICBEU, escolas da Rede SESI, quilombos urbanos, comunidades indígenas e praças do interior.
Entre os destaques estão os espetáculos “O Pequeno Herói Preto”, “A Menina Onça”, “Lampião e Maria Bonita” e produções de palhaçaria que envolvem música e brincadeiras.
Além dos espetáculos, oficinas de pintura, robótica, moda, panificação e informática fazem parte da programação, permitindo que as crianças tenham experiências criativas e educativas.
Para Rosana Vasconcelos, cada ação foi planejada em sintonia com a política educacional da Rede SESI, que valoriza a participação da família no processo de ensino.
“A arte é uma forma prazerosa de ensinar e de transformar. Nosso compromisso é também social, de garantir que crianças de diferentes realidades tenham acesso à cultura e à educação de qualidade”, completou.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.