Mafê Santana; 06/08/2025 às 12:16

Festival Olhar do Norte 2025 acontece em setembro no Teatro Amazonas

Mostras competitivas, oficinas, debates e filmes infanto-juvenis integram a sétima edição do evento que valoriza o cinema da Amazônia

A sétima edição do Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte já tem data marcada: o evento acontece de 17 a 21 de setembro de 2025, no Teatro Amazonas, em Manaus. Realizado pela Artrupe Produções, o festival conta com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e terá entrada gratuita para todas as atividades.

A programação reúne mostras competitivas e não-competitivas, além de uma série de ações formativas, como oficinas, rodas de conversa, debates, palestras e mesas-redondas voltadas para realizadores, estudantes e público em geral.

Mostras diversificadas para todos os públicos

O Festival Olhar do Norte 2025 será dividido em diferentes mostras, cada uma com foco e proposta específicos. A Mostra Amazônia destacará produções realizadas na região amazônica, enquanto a Outros Nortes abre espaço para obras de outras partes do Norte do Brasil.

Já a Olhar Panorâmico terá curadoria especial com obras de fora da região, ampliando o diálogo com outras cinematografias. Voltada ao público infanto-juvenil, a Olhinho será uma mostra não-competitiva, dedicada a crianças e adolescentes. Ao fim do festival, serão entregues prêmios às produções de maior destaque, selecionadas por júris convidados.

Festival Olhar do Norte 2025
Crédito: Divulgação/Laryssa Gaynett

Premiações e reconhecimento aos melhores filmes

Os filmes da Mostra Amazônia concorrem a prêmios em categorias como Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Atuação, Melhor Roteiro, Melhor Fotografia e Melhor Filme pelo Júri Popular.

Já nas mostras Outros Nortes e Olhar Panorâmico, serão entregues os prêmios de Melhor Filme, Menção Honrosa do Júri e Melhor Filme pelo Júri Popular. A avaliação será feita por críticos do site Cine Set e profissionais convidados.

Segundo o curador do evento, Diego Bauer, esta edição bateu recordes.

“A gente realmente superou todas as expectativas. É um momento de efervescência que procuramos por muito tempo. Estamos muito satisfeitos com a curadoria desta edição”, afirmou.

Histórico do festival e ações paralelas

Bauer também destacou que o número de inscritos reflete o crescimento do festival, trazendo uma grande diversidade de filmes e demonstrando como o Olhar do Norte está alcançando mais realizadores a cada ano.

Desde sua criação, o Olhar do Norte já atingiu 5.200 pessoas presencialmente e 9.000 online. Foram exibidos mais de 220 curtas-metragens e 14 longas convidados, além da realização de 15 rodas de conversa, 20 sessões de debate, 14 oficinas formativas e 10 masterclasses. O festival surgiu com o propósito de valorizar o cinema amazônico e fomentar o debate sobre um olhar próprio da região para a linguagem audiovisual.

Além da programação principal, o Olhar do Norte também desenvolve outras iniciativas. Uma delas é o Olhar do Norte Lab, voltado à capacitação de projetos audiovisuais e profissionais em Manaus. Outra frente é o Cineclube Olhar do Norte, que busca formar público e incentivar novos realizadores.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.