Matheus Menezes; 13/08/2025 às 18:50

Festival gratuito em Maués comemora o Dia do Folclore com shows, arte e tradições populares

No dia 23 de agosto, Maués se torna palco de cultura amazônica com o “Festival Çapó – Cheiro da Amazônia”, em comemoração ao Dia do Folclore. A programação multicultural apresenta artistas regionais, saberes tradicionais, oficinas indígenas, feira de artesanato e até concurso de beiradão – ritmo tradicional na região Norte. A entrada é gratuita e a festa acontece na Lagoa da Maresia, zona sul do município.

Foto: Divulgação

A atração principal confirmada é o cantor David Assayag, um dos principais nomes do Festival Folclórico de Parintins e da música amazônica. Além do levantador de toadas, a programação continua com a apresentação do Boi Malhado da Ilha de Vera Cruz e uma homenagem ao Mestre Iracito do Pedreiro.

O concurso de beiradão também agita a noite de festa para os artistas da cidade, com premiações que vão até R$ 600. As inscrições estão abertas até o dia 22 de agosto e são realizadas através do contato (92) 98448-8834. O concurso terá votação popular e avaliação de jurados técnicos.

Durante o evento, o público pode conferir peças de artesãos da região e experimentar comidas típicas na feira de artesanato e gastronomia. O festival ainda oferece apresentações culturais populares e oficinas de percussão e grafismo indígena, abertas ao público.

Foto: Divulgação

O Festival Çapó é uma comemoração para enaltecer a cultura popular e promover o reconhecimento das tradições da região, como afirma o organizador do evento, Rapha Mendonza.

“Em um dia tão simbólico, queremos evidenciar o que a nossa região tem de melhor, resgatar os saberes ancestrais e manter viva a nossa tradição”, reforça Rafha. 

Foto: Divulgação

O Festival Çapó – Cheiro da Amazônia é promovido pelo Coletivo Çapó – Artes, Cultura e Tecnologias, que realiza uma série de ações culturais no interior do Amazonas, com jovens, adolescentes, artistas e comunidades indígenas. O evento conta com apoio do Governo Federal, Governo do Amazonas e Fundo Estadual de Cultura.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.