As inscrições para a categoria extra “Defesa da Democracia”, da 47° edição do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, estão abertas até as 18h do dia 23 de setembro de 2025. Os trabalhos podem ser individuais ou em em equipe, limitados a apenas um por autor ou equipe de autores e produzidos de 8 de janeiro de 2023 a 23 de setembro de 2025.
Os interessados podem conferir os critérios específicos e as modalidades da categoria extra pelo site: www.premiovladimirherzog.org.

Como forma de marcar os 50 anos do assasinato de Vlado e ressaltar pautas que tratam da política nacional, dos recentes ataques ao Estado democrático de direito e da atuação das instituições brasileiras na defesa da nossa democracia, a Comissão Organizadora instituiu, nesta edição, essa nova categoria de premiação. O Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos teve as inscrições encerradas para as categorias regulares no dia 10 de junho de 2025.

Desde sua primeira edição, em 1979, o mais tradicional prêmio da imprensa brasileira reconhece jornalistas, repórteres fotográficos, escritores e artistas do traço que, por meio do trabalho cotidiano, defendem e destacam a democracia, a justiça e os direitos humanos fundamentais.
A premiação se tornou símbolo de resistência e celebração pela vida e obra do jornalista Vladimir Herzog, torturado e assassinado pela ditadura civil-militar no dia 25 de outubro de 1975 nas dependências do DOI-CODI (Destacamento de Operações de Informações do Centro de Operações de Defesa Interna) em São Paulo.
Comissão Organizadora e Promotora
Desde 2023, na histórica edição de 45 anos, a premiação passou a ser organizada pelo Instituto Prêmio Vladimir Herzog, associação civil de direito privado, sem fins lucrativos ou político-partidários, fundada em novembro de 2022, em São Paulo. A entidade reúne 18 instituições da sociedade civil, além da família Herzog: Associação Brasileira de Imprensa (ABI); Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI); Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo ( ABPJor); Artigo 19; Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo; Conectas Direitos Humanos; Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP); Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ); Geledés; Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Nacional); Instituto Vladimir Herzog, Instituto Socioambiental (ISA); Ordem dos Advogados do Brasil – Secção São Paulo; Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo; Periferia em Movimento; Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo; Sociedade Brasileira dos Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e União Brasileira de Escritores (UBE).
Confira o calendário:
- Inscrições até 23 de setembro de 2025, às 18h
- Sessão pública de julgamento e divulgação dos vencedores: 7 de outubro, terça-feira, 14h, com transmissão ao vivo
- Roda de Conversa com os ganhadores e Solenidade de Premiação: 27 de outubro, segunda-feira, no Tucarena, em São Paulo.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.