Com a fotografia, é possível transportar a essência de momentos únicos para o imaginário da sociedade. O Dia Mundial da Fotografia (19) é um lembrete para reconhecer projetos visuais de fotógrafos que, em cada clique, retratam belezas, fatos, histórias e denúncias. A data celebra o dia em que o francês Louis Daguerre apresentou sua invenção para o mundo, em uma reunião na França, no dia 19 de agosto de 1839. Daguerre é responsável pelo desenvolvimento do Daguerreótipo, um dos primeiros processos fotográficos que permitiu a produção de imagens permanentes.

Neste dia comemorativo, o Mercadizar apresenta alguns fotógrafos nortistas que foram reconhecidos por renomadas premiações internacionais, levando a nossa região e suas particularidades a grandes palcos, para serem apreciadas pelos olhos do mundo.
Raphael Alves @photoraaphaelalves
Nascido em Manaus, Raphael Alves é um dos principais nomes no cenário da fotografia brasileira. Seu trabalho autoral busca evidenciar a Amazônia contemporânea e o papel do ser humano no espaço entre a natureza e o urbano. Nos últimos cinco anos, Raphael Alves recebeu diversos prêmios que impulsionaram as suas obras ao redor do mundo.
Em 2021, foi premiado em primeiro lugar na categoria “La pandemia en Ibero America” no evento “Pictures of The Year Latin America”. No mesmo ano, venceu o XXVII Concurso Latinoamericano de Fotografía Documental e foi contemplado com a bolsa editorial da Getty Images. Em 2022, seu trabalho ultrapassou os limites da América Latina, sendo reconhecido com prêmio internacional na “Pictures of The Year Internacional” e também na categoria de mudanças climáticas do “BarTur Photo Award”. Em 2023, recebeu o primeiro lugar na categoria sobre mudanças climáticas no “The Nature Conservancy Contest”. Já em 2024, teve um trabalho entre os premiados no “Sony World Photography Awards”.




Michell Mello @michellmellofotos
Michell Mello é manauara, iniciou sua carreira no fotoclubismo e depois migrou para o fotojornalismo político e cultural, se tornando referência na documentação ambiental e artística da região amazônica. Suas fotos capturam momentos cotidianos, que encantam pela conexão entre personagens regionais e a interação entre arquitetura e natureza.
Em 2010, ficou em primeiro lugar no 3° Concurso Universitário de Fotografia, promovido pela Sony e Revista Fotografe Melhor, com a fotografia de ribeirinhos que ilustraram o tema “Meu olhar sobre o Brasil”. Em 2018, foi um dos Medalhistas Platinum no Brasília Photo Show, o maior festival de fotografias da América Latina. Já em 2020, recebeu o primeiro lugar na categoria Pinhole, no “VIII Salão Internacional de Arte Fotográfica de Ribeirão Preto”, com a fotografia “A Beira do Rio”.



Anne Lucy Silva Barbosa @annelucyfotografia
Anne Lucy, natural de Manaus, é especializada em registrar partos e momentos familiares com emoção e sensibilidade, acumulando mais de oito anos de experiência.
Com inúmeros reconhecimentos e conquistas pelo seu trabalho cuidadoso, a fotógrafa foi premiada duas vezes na “Birth Photography Image Competition”, da Associação Internacional de Fotógrafos de Parto, considerada o “Oscar” da fotografia de parto. Em 2021, com a foto de nascimento do Arthas, sendo a primeira brasileira a vencer a categoria. E em 2025, com o registo do nascimento do Isaac Gabriel, quando Anne Lucy alcançou a marca de ser a única brasileira selecionada entre mais de 800 fotógrafas do mundo.


Luiz Braga @luizbraga
Nascido em 1956, em Belém do Pará, Luiz Braga construiu uma carreira extensa com seu olhar fotográfico que desafia a visão de estereótipos marcados na Amazônia. Suas fotos revelam o seu encanto em se apropriar das cores vibrantes das periferias e portos da região, retratando a visualidade popular amazônica com dignidade e paixão.
Em 1991, foi premiado com o “The Leopold Godowsky Jr Color Photography Awards”, pelo seu ensaio “Anos Luz”, na Universidade de Boston, nos Estados Unidos. Também foi premiado no “Nikon Photo Contest International” em 2000.

Maio de 2003. 

Michael Dantas @fotomichaeldantas
Nascido em Manaus, Michael Dantas trabalha como repórter fotográfico há mais de 15 anos e já fez parte de alguns dos principais veículos de comunicação do Norte. Suas fotos já foram publicadas nos jornais A Crítica, Diário do Amazonas e Amazonas em Tempo. Também já colaborou com agências internacionais como a Associated Press, Agence France Presse e a Reuters. Em 2014, recebeu o “Prêmio New Holland de Fotojornalismo”, que busca premiar fotografias que mostram o dia a dia no campo e as atividades relacionadas à agricultura na América do Sul.




*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.