Sofia Lourenço; 26/05/2025 às 14:54

Espetáculo ‘Ancestrais’ encerra temporada com apresentações gratuitas no Teatro da Instalação

Obra propõe reflexão sobre identidade, ancestralidade e pertencimento por meio da dança e da música

O espetáculo “Ancestrais”, idealizado pela professora, produtora cultural e multiartista Cléia Alves, chega à reta final da sua temporada nos dias 29 e 30 de maio, no Teatro da Instalação, localizado no Centro de Manaus. As apresentações começam às 19h, com entrada gratuita, e serão seguidas de rodas de conversa com convidados especiais.

Imagem: Reprodução/Rodrigo Teixeira

A proposta da obra é provocar reflexões sobre identidade, pertencimento e afirmação étnica, valorizando memórias e saberes ancestrais. Pensado como uma experiência sensível e imersiva, o espetáculo une dança, iluminação, cenário e sonoplastia para criar uma atmosfera poética que conecta o público às histórias de resistência dos povos negros e indígenas.

Roda de conversa e programação

Após cada apresentação, o público é convidado para uma roda de conversa. No dia 29, a mediação será feita pela arte educadora Bianca Alencar. Já no dia 30, quem conduz o bate-papo é a artista e mestre da dança Francis Baiardi. A ideia é que esse momento funcione como espaço de troca, escuta e partilha de saberes, fortalecendo a conexão entre artistas e comunidade.

As apresentações no Teatro da Instalação contarão também com a participação especial do Grupo Cultural Afroameríndio Malungo Dudu, que leva aos palcos a força dos tambores e dos cantos “Ancestrais”.

Imagem: Reprodução/Rodrigo Teixeira

“Ancestrais” nasce como resposta artística a um contexto social de retrocessos e violências. O trabalho de Cléia Alves dialoga com expressões culturais afro-brasileiras e indígenas, como o samba, o maracatu, a capoeira, o boi-bumbá e a dança dos orixás, além de incorporar elementos como textos, poesias, cantos e percussões das religiões de matriz africana.

O projeto tem apoio do Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, além de parcerias com o Quilombo do Barranco de São Benedito, Quilombo de Serpa (Itacoatiara), Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Escola Estadual Cacilda Braule Pinto.

Serviço

‘Ancestrais’

Datas: 29 e 30 de maio

Horário: 19h

Local: Teatro da Instalação 

Endereço: Rua Frei José dos Inocentes, s/n, Centro (Manaus – AM)

Entrada: Gratuita

Roda de conversa após o espetáculo

Dia 29: Mediação de Bianca Alencar

Dia 30: Mediação de Francis Baiardi

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.