Sofia Lourenço; 23/05/2025 às 13:15

Primeira Mostra Caboca de Animação começa em Belém destacando produções da Amazônia

Evento segue até sábado, 24, com sessões, oficinas e debates sobre o mercado de animação brasileira e amazônica

Começou nesta quarta-feira, 22 de maio, em Belém, a 1ª Mostra Caboca de Animação, evento que celebra a produção animada nacional, com ênfase nas obras realizadas na Amazônia. 

A programação, que segue até sábado, 24 de maio, reúne exibições de filmes, oficinas, rodas de conversa e atividades formativas em diferentes espaços culturais da cidade, como a Faculdade de Artes Visuais da UFPA (FAV/UFPA), a Usina da Paz da Cabanagem e o Sesc Ver-o-Peso.

Imagem: Divulgação

A mostra é gratuita e tem como missão valorizar a animação independente, experimental e autoral, com foco especial nas produções da região Norte. Ao todo, foram 220 filmes inscritos, sendo 207 brasileiros e 13 internacionais (com produções da Colômbia, Bolívia e Portugal). A Amazônia se destacou no processo seletivo, com 50% dos filmes inscritos na região Norte selecionados, tornando-se a região com maior índice de aprovação.

Amazônia em destaque no cinema de animação

Além de exibir produções da região, a Mostra Caboca também se propõe como um espaço de formação e fortalecimento do mercado de animação na Amazônia. No primeiro dia, o público acompanhou as sessões Pan-Amazônica e Regional, seguidas de um bate-papo sobre “Inspirações Amazônicas para a Direção de Arte na Animação”, com participação do cineasta amazonense Thiago Morais, da animadora Gabs Fernandes e mediação da artista Thaly Chrys.

Imagem: Reprodução/Instagram

Thiago, natural de Manaus e referência no audiovisual amazônico, também ministra, nesta quinta, 23 de maio, o workshop “Direção de Animação”, na UFPA. A inscrição pode ser realizada através de um formulário de inscrição online, disponível também na bio do perfil da mostra, no Instagram. Conhecido por trabalhos como “A Estranha Velha Que Enforcava Cachorros” e “Cem Pilum – A História do Dilúvio”, Thiago é um dos nomes mais importantes da animação na região Norte.

A mostra também conta com a participação da animadora e atual presidente da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), ADriana Pinto, que, junto de outros profissionais, conduz oficinas de flipbook, stop motion e voz original, além de participar de debates sobre os desafios e possibilidades da animação no mercado audiovisual brasileiro.

Programação segue até sábado

Neste sábado, 24, o evento encerra sua programação no Sesc Ver-o-Peso, com mais uma rodada de exibições, desta vez reunindo as sessões Nacional e Pan-Amazônica, e um bate-papo sobre “Animação e seu lugar na cadeia produtiva do audiovisual brasileiro”, com participação de ADriana Pinto, Cássio Tavernard e mediação de Andrei Miralha.

A Mostra Caboca de Animação é fruto de um projeto contemplado pela Lei Aldir Blanc, por meio do Edital de Multilinguagens nº 004/2024 da FUMBEL, e surge como uma iniciativa pioneira na valorização e projeção da produção animada da Amazônia.

Serviço

1ª Mostra Caboca de Animação

Local: Belém (PA) – (FAV/UFPA – Guamá; Usina da Paz da Cabanagem; e no Sesc Ver-o-Peso)

Dias: De 22 a 24 de maio de 2025

Ingresso: Entrada gratuita

Workshop “Direção de Animação” com Thiago Morais

Local: Faculdade de Artes Visuais da UFPA – Belém

Data: 23 de maio

Horário: 15h às 17h

Inscrição: Formulário Online

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.